1.3.09

Duas caracteristicas de uma boa gestão de projecto

Na semana que passou estudei um projecto bem sucedido. Nesta actividade apercebei-me de duas características que contribuíram para o seu sucesso. São características óbvias, mas é muito comum apanhar projectos que não as tenham.

1 - Focar as pessoas chave no projecto
Os gestores técnicos e lideres de equipa do projecto estavam apenas destacados a tarefas do projecto. Ou seja, não participavam noutros projectos ou em tarefas organizacionais que não fossem relevantes para o mesmo. Com isto eliminou-se o custo e o risco associado a alterações constantes de contexto. Isto é principalmente relevante em projectos dito estratégicos.

2 - Tratar o processo de entrega como um item do projecto
Para quem faz software, o processo comum de entrega das aplicações ao cliente é feito com recurso a uma aplicação responsável pela instalação da aplicação final. Ou seja, o processo de instalação de uma aplicação é executado por outra aplicação (confuso!). Neste projecto a aplicação de instalação foi gerida como sendo um componente do projecto. Ou seja, foi sujeita a todos os processos de verificação e validação a que todos os outros componentes foram sujeitos. Foi desenhada, testada e introduzida no processo de compilação continua (vide continuous build). Resultado: eliminaram-se as surpresas e o panico geralmente associado a entregas, mesmo quando se faz integração continua.

Com disse inicialmente, estas são caracteristicas obvias. No entanto vale a pena frisar o que um dia ouvi de um executivo, à volta de uma mesa do café: "É compensador falar sobre o óbvio". É pois! Arruma as ideias.

Abraços,
Tiago Franco

Sem comentários: