28.4.09

O Quentin é o maior

27.4.09

Como fazer um questionário online gastando tostões

Há dias criei no Survey Monkey um questionário para quem gosta de jogar "uma peladinha" com os amigos. Tenho obtido respostas muito interessantes, mas por agora pretendo realçar o excelente serviço desta aplicação.

O Survey Monkey tem vários níveis de serviço dos quais se destaca uma versão gratuita. Esta permite criar questionários com 10 perguntas e que podem ser respondidos por 100 pessoas. Isto parece suficiente para quem pretende obter alguma informação, tendo em conta que com esta amostragem a representatividade da população é pouco fiável. Mas as opções pagas são mesmo muito competitivas. Por aproximadamente $20 por mês pode-se aumentar o limite de respostas ao questionário para 1000 por mês e sem limite de perguntas por questionário. Para quem quer levar a coisa mais as sério pode acabar com todos os limites pagando $200 por ano! Competitivo não?

O interface com o utilizador é outra grande vantagem desta aplicação. Demorei 30 minutos a fazer o questionário, principalmente porque estive a pensar nas perguntas. Meter no sistema e configurar as opções foi 'canja'. É tudo muito intuitivo e a página vai-nos mostrando exemplos de perguntas quando estamos a inserir as nossas.

Por fim o Survey Monkey também permite analisar as repostas de forma rápida e clara. Pode-se ver facilmente os dados agragados (percentagem por repostas) ou ver as respostas de um questionário em particular. Pode-se também exportar os dados para Excel, permitindo assim um tratamento mais personalizado dos dados.

E agora acerca do questionário que fiz. Está disponível aqui. Respondam se poderem dispensar 1 minuto do vosso tempo para responder a 9 perguntas.

Abraços,
Tiago Franco