28.6.05

Uma questão de Inteligência.

É comum revoltarmo-nos com um determinado jogo simplesmente porque a Inteligência Artificial não é lá grande coisa. A maior parte das vezes apenas somos batidos pela máquina porque esta conta com algumas facilidades, como por exemplo a produção de recursos a uma velocidade superior. Outras vezes levamos autênticas tareias porque os autores decidiram colocar o oponente com o dobro de recursos em relação ao jogador.

Isto acontece porque os algoritmos de inteligência artificial são programados a priori, e geralmente o oponente não consegue adaptar-se aos diversos comportamentos imprevisíveis do jogador. Quantas vezes não chegamos a vencer o computador utilizando sempre a mesma táctica do princípio ao fim do jogo?

Mas existe esperança para um futuro melhor. Um grupo de investigadores da Universidade do Texas encontra-se a produzir um jogo com um conceito novo. Nele o jogador é convidado a treinar um conjunto de agentes a reagir a determinadas situações, e depois poderá observar o seu comportamento em batalhas contra agentes treinados por outros jogadores.

Os agentes são treinados com recurso a Redes Neuronais, e o aperfeiçoamento da população é feita através de Algoritmos Genéticos. A ideia não é nova, mas nos produtos existentes no mercado o jogador tinha sempre que desenvolver a inteligência artificial dos agentes. Neste caso são os agentes que aprendem as tácticas indicadas pelo jogador. Talvez num futuro próximo tenhamos um PC à nossa altura.

1 comentário:

Anónimo disse...

LINDO! =)