28.6.05

Uma questão de Inteligência.

É comum revoltarmo-nos com um determinado jogo simplesmente porque a Inteligência Artificial não é lá grande coisa. A maior parte das vezes apenas somos batidos pela máquina porque esta conta com algumas facilidades, como por exemplo a produção de recursos a uma velocidade superior. Outras vezes levamos autênticas tareias porque os autores decidiram colocar o oponente com o dobro de recursos em relação ao jogador.

Isto acontece porque os algoritmos de inteligência artificial são programados a priori, e geralmente o oponente não consegue adaptar-se aos diversos comportamentos imprevisíveis do jogador. Quantas vezes não chegamos a vencer o computador utilizando sempre a mesma táctica do princípio ao fim do jogo?

Mas existe esperança para um futuro melhor. Um grupo de investigadores da Universidade do Texas encontra-se a produzir um jogo com um conceito novo. Nele o jogador é convidado a treinar um conjunto de agentes a reagir a determinadas situações, e depois poderá observar o seu comportamento em batalhas contra agentes treinados por outros jogadores.

Os agentes são treinados com recurso a Redes Neuronais, e o aperfeiçoamento da população é feita através de Algoritmos Genéticos. A ideia não é nova, mas nos produtos existentes no mercado o jogador tinha sempre que desenvolver a inteligência artificial dos agentes. Neste caso são os agentes que aprendem as tácticas indicadas pelo jogador. Talvez num futuro próximo tenhamos um PC à nossa altura.

2.6.05

Tenho esta mania...

Geralmente quando descubro uma ferramenta nova e esta é proprietária, tenho por hábito procurar uma com as mesmas funcionalidades e licença open source. É uma daquelas manias, e às vezes até descubro umas coisas engraçadas.

Para quem sofre da mesma doença, aqui vai uma lista bastante completa.

Um abraço,
Gama Franco

1.6.05

Oracle e os Database Links para... a concorrência.

Quem já trabalhou com bases de dados distribuídas, certamente já ouviu falar em 'Database Links' (DBLinks). Em Oracle um DBLink permite que o utilizador venha a aceder a uma tabela numa base de dados remota da mesma forma que acede a uma tabela local.

O que eu não sabia (chamem-me ignorante) é que o Oracle permite que se crie um DBLink para uma tabela numa base de dados de um DBMS da concorrência (i.e. MySQL, SQL Server, etc...).

Está tudo aqui.

Um abraço,
Gama Franco