24.5.05

Da Web para a Net.

Quem tem o vício de subscrever 'RSS' e está constantemente a trocar de 'PC' ou a formatar a sua máquina habitual, certamente deparou com o problema de colocar novamente a sua lista em funcionamento. A maior parte das aplicações podem exportar a lista para um determinado formato mas não deixa de ser um procedimento aborrecido, e corre-se sempre o risco de formatar a máquina antes de se lembrar que havia uma lista de 'RSS' para copiar. Já para não referir aqueles caso em que acontece uma catástrofe a ao PC, mas também quem é que não faz 'Backups'???

Aconteceu-me que tinha uma lista considerável de 'Blogs' e afins no computador onde trabalhava até à um mês e meio, e esta lá ficou. Como tive que refazer a lista, decidi que desta vez iria utilizar uma página na Internet para o efeito. Antes de deitar mãos à obra, fiz uma pesquisa no 'Google' para ver se alguém teve uma ideia semelhante à minha (acontece sempre). Depois deparei com o 'Bloglines'. Este serviço permite organizar uma lista de 'RSS', mas tem outras funcionalidades, das quais gostava de destacar duas delas.

A primeira permite a visualização de uma lista de 'Blogs' com o mesmo contexto de um que se esteja a seguir. Já encontrei alguns 'sites' interessantes à custa desta funcionalidade.
A outra funcionalidade que gostaria de destacar é a facilidade com que partilhamos a nossa lista de 'RSS', ora vejam.

Adicionalmente existem também uma variedade de 'plugins' que permitem receber notificações quando um novo artigo é colocado num 'site' da nossa lista. Cheguei mesmo a instalar um para o 'Firefox', mas este não funcionou como eu esperava...

Agora só estou à espera de um pouco de paciência para tentar aplicar esta técnica à minha lista de favoritos. Sempre me agradou a ideia de ter os recursos disponíveis na internet em vez de na própria máquina. Páginas como o 'Bloglines' são sempre de grande utilidade.

Um abraço,
Gama Franco

2 comentários:

Anónimo disse...

OK, parece giro... Já agora, aqui vai a sujestão também para organizar bookmarks: del.icio.us. Podes ver por exemplo os meus em lpedro.

Já agora, BOA sorte com o BLOG!!!

Anónimo disse...

OK, tiveste direito a "live bookmark" no "bookmarks toolbar" do firefox e tb estás linkado. :) O bloglines está bem porreiro... mas continuo na minha busca por um rss de rss's... será q já houve alguma alma caridosa a fazer-me o jeito?