19.5.05

O primeiro e provavelmente o pior.

Como é fácil de verificar este é a primeira entrada no recém-criado "A vida não é um padrão". Sendo novo nestas lides, espero que este seja de todos o meu pior 'post'.

Em primeiro lugar gostaria de registar a razão deste Blog (sei que não será fácil identificar a piadola do nome). "A vida não é um padrão" serve para registar e divulgar algumas leituras importantes que vou encontrando pela 'net', focando-me principalmente nas novas tecnologias e mais precisamente na Engenharia de Software. É possível que numa ou outra altura venha a fugir deste tema, mas espero que seja raro.

Como costuma dizer um amigo meu, "esta coisa de ser Engenheiro Informático é pior do que ser médico". É claro que se refere meramente ao esforço que temos que fazer para nos mantermos actualizados, tendo em conta a velocidade vertiginosa a que esta área evolui. Este facto é mais verdadeiro se notarmos a existência de alguns masoquistas que (tal como eu) se recusam a focar os seus conhecimentos apenas numa tecnologia.

Logo aqui podemos notar dois tipos de abordagem a exercer Engenharia Informática, uma que se foca numa tecnologia e provavelmente fica-se a ganhar um ordenado chorudo antes de se ter filhos, a outra tenta-se saber um pouco de tudo e a probabilidade baixa radicalmente. Esta é a percepção que tenho, e tem muito a ver com a natureza do mercado Português. Mas sobre este tema espero falar mais tarde.

De qualquer forma, pretendo durante os próximos tempos colocar neste local referências aos artigos que acho mais pertinentes, e talvez mais tarde publicar alguns da minha autoria (serão os menos lidos). Isto porque quem perde algum tempo a investigar novas metodologias e tecnologias acaba sempre por apanhar muito lixo pelo meio, porque a boa informação, aquela que marca a diferença, é difícil de encontrar.

Um abraço,
Gama Franco

Sem comentários: