14.11.05

Footloose.

Definitivamente há artigos que me deixam completamente pasmado. Começa a ser difícil encontrar publicações que tomam abordagens que rompem por completo com os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Mas este fim-de-semana tive que ler um artigo sobre o Footloose. Genial!

Acredito que alguns destes trabalhos só são possíveis quando uma pessoa se abstrai por completo das abordagens insistentemente tomadas pela maioria das propostas. Ou então talvez não. Talvez existam pessoas tão geniais que nem consigo imaginar o que lhes vai na cabeça.

Seja como for, imaginem um sistema que permite o seguinte: O frigorifico do Manuel repara que as cervejas estão a acabar. Como não costuma comunicar com o PDA do Manuel, mas sabe que esta máquina costuma estar várias vezes perto do microondas, o frigorifico decide enviar uma mensagem a este dispositivo. Mais tarde o Manuel chega a casa, e como de costume coloca o PDA perto do microondas. O microondas informa o PDA que as cervejas estão a acabar, e este último coloca cervejas na lista de compras do supermercado. Quando o Manuel for comprar as suas merecerias encontrará na sua lista as cervejas.

É este tipo de problemas que o Footloose resolve, e mais um ou outro caso particular. Esta tecnologia propõe uma solução para gerir a informação que esteja centrada em apenas um utilizador, sem que ele tenha uma intervenção directa nesta tarefa.

Bom, já vos deixei com água na boca. Fica agora aqui o link para o artigo. Espero que fiquem tão surpreendidos como eu.

Abraços,
  Gama Franco

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom, acho que pela primeira vez vou discordar um pouco contigo. Não me parece que a abordagem seja assim tão genial quanto isso. Para mim este é um artigo que se enquadra facilmente naqueles que são denominados "Context and Component Aware Systems" - até mesmo quem sabe um cheirinho de Workflow à mistura!

Quanto a mim dá-me a ideia que não é muito mais do que a aplicação de uma série de euristicas para que cada cada componente saiba o que fazer (e quando), tendo em conta o sistema do qual faz parte - mesmo que o sistema, como um todo, dependenda do contexto, cada componente tem a capacidade de se poder adapatar para poder tomar a melhor decisão. Claro está, com umas pitadas de Inteligência Artificial.

E... até parece que este comentário é sobre culinária :P

Joana disse...

ó Gama Franco, ajuda aqui esta desgraçada, que o engenheiro cá de casa est+a de humores. (Coitado, está a fazer um trabalho.)
Que raio tenho eu de fazer para o meu blog aparecer nas buscas do google, assim à primeira?
E obrigadinha, hãn? :)
*

Tiago Franco disse...

Boas Luis.

És capaz de ter razão. Mas eu fiquei completamente surpreendido por duas razões.

A primeira é a aplicação que esta solução tem. Ainda não me tinha passado pela cebeça fazer uma coisa deste genero, mas acredito que seja realmente útil.

Em segundo lugar, a solução adoptada. O problema é realmente complexo, e a solução é muito simples. KISS (Keep It Simple Stupid) no seu melhor.

Abraços,
Gama Franco

Tiago Franco disse...

Boas Joana.

O teu blog já está indexado pelo google. Agora é arranjares sítios que possam ter um link a apontar para a página.

Tenta procurar no google por directórios de blogs. Existem um quantos por aí, como por exemplo:

http://www.blogarama.com/
http://www.blog.comunidades.net/paralaxe/
http://www.blogshares.com/

Se encontrares mais alguns, envia-me um mail para registar lá também o meu desgraçado :)

Beijos e abraços,
Gama Franco