28.11.05

Replicação a quanto obrigas.

Bom, ok. Ainda há muito trabalho a fazer.

O MySql tem duas formas de replicação, uma Master/Slave e outra através do MySql Cluster. Sendo que nenhuma delas suporta chaves estrangeiras,  e a primeira requer um ‘exclusive lock’ à base de dados. Entre muitas outras limitações...

É tudo, apeteceu-me desabafar.

Abraços,
  Gama Franco

3 comentários:

Unknown disse...

Tens a certeza? Mesmo na versão 5.x? Ja agora, na versão 4.1.x, se usares tabelas InnoDB tb consegues usar chaves primárias.

Já agora, na versão 5.x há MUITAS funcionalidades novas: (1.6.1. What's New in MySQL 5.0 e Inside MySQL 5.0 - A DBA's Perspective)

Tiago Franco disse...

Boas,

Andei de volta dos capítulos 6 e 17 do manual 5.1. O primeiro diz respeito à replicação Master/Slave e o segundo ao MySql Cluster (permite replicação Master/Master.

As tabelas InnoDB ainda não são utilizadas em qualquer destes casos, por isso continuamos com o MyISAM a dar as cartas.

No caso do MySql Cluster ainda existem outras limitações, mas não as achei relevantes (não é possivel ter colunas de texto como chave primária, etc.).

Depois de escrever este post decidi agarrar na FAQ de replicação da ORACLE... não tem comparação possível. Entre outras coisas, o utilizador pode optar por várias técnicas de resolução de conflitos automáticas. No limite, pode definir uma à sua medida.
Aqui está o link.

Tiago Franco disse...

...mas tens razão. A (tão esperada) versão 5 chegou finalmente ao mercado com muitas coisas novas. O MySql vai-se tornando numa verdadeira alternativa, mas ainda há muito trabalho a fazer.

De qualquer forma, acho que estão no bom caminho.

Isto é como tudo. O ano passado andava aborrecido porque as chaves estrangeiras não eram suportadas. Agora rogo pragas porque a replicação ainda não está funcional.
A fasquia vai subindo, o que é bom sinal :)

Abraços,
Gama Franco