16.2.09

Pfizer a preço de saldos

Dado o estado das coisas, a oferta de acções a preço apetecível é muita. Uma dessas acções é a Pfizer, a maior farmacêutica do mundo, que acabou de dar um trambolhão de 16% após anunciar a OPA à Wyeth.

O mercado em que a Pfizer opera não está para brincadeiras. As grandes farmacêuticas têm os períodos de exclusividade dos seus medicamentos a expirar, o que está a fortalecer a concorrência do lado dos genéricos. Por outro lado, os custos de investigação de novos medicamentos aumentaram, tornando o panorama ainda mais negro. A altura é de mudança e realinhamento estratégico.

Se há coisa que não se compreende é a queda abrupta após o anuncio da OPA. Os termos em que foi proposta apontam para um preço justo e, caso se concretize, dará origem a uma forte redução de custos. Se a cotação da Pfizer já estava apetecível, em queda consecutiva à mais de dois anos, agora os indicadores fundamentais revelam uma grande oportunidade. Por exemplo, o P/E é de de aproximadamente 6, quando a média do mercado em que opera é de 10.

Em termos estratégicos não sei se a Pfizer já definiu um rumo capaz de inverter o comportamento negativo da cotação. De qualquer forma, estou certo que o número de medicamentos vendidos em todo o mundo vai continuar a aumentar por muitos mais anos, e custa-me a acreditar que a maior farmacêutica do mundo não consegue dar a volta. Na pior das hipóteses começa a atacar o mercado dos genéricos. Afinal de contas é o que a Merck já se encontra a fazer com a MyLan.

O Banco BIG analisou recentemente esta acção. No MSN Money pode-se encontrar dados detalhados da empresa, incluindo o rating SockScouter.

PS: não detenho nem vou adquirir acções da PFE em breve.

Abraços,
Tiago Franco

12.2.09

O novo Cavortify

Acabei de colocar em produção a nova versão de Cavortify, a aplicação para gerir campeonatos.

Alem do novo design, esta nova versão conta com algumas funcionalidades novas. Por exemplo para se inscrever um utilizador num campeonato, passou a ser necessário estar ligado a ele por uma amizade (friendship).

Ouve também um grande investimento em usabilidade. Muitas operações passaram a estar em locais mais óbvios e podem ser efectuadas sem recarregar a página por completo.

Uma nota importante: por questões de simplificação, o sistema faz agora a autenticação do utilizador através do e-mail. O campo login foi removido dada a sua inutilidade.

Vale a pena investir 5 minutos com o vídeo na página inicial.

Em breve serão adicionadas novas funcionalidades, como por exemplo estatísticas por utilizador. Por agora espero que gostem das alterações.

Abraços,
Tiago Franco

9.2.09

De volta à carga

Gostaria de saber se alguém ainda lê este blogue. São mais de dois anos sem uma única actualização. Dois anos em que muita coisa mudou.

Para enumerar algumas diferenças:
- Enamorei-me pelo mercado de capitais
- Comecei a desenvolver para a Web
- Passei a viver em Lisboa
- Dei os primeiros passos em gestão e fiquei viciado

O que não mudou:
- Continuo a fazer o mesmo mestrado, com a defesa agendada para este mês
- Trabalho no mesmo sitio

Como as coisas mudaram, decidi dar vida nova a este blogue. Assim, mudei para um template mais giro e tão banal como o anterior :p. O verde que predomina sinaliza a vida e o renascer de um projecto que contará com conteúdos técnicos menos aprofundados. Podem contar também com reflexões sobre o mercado de capitais e 'bitaites' sobre a economia em geral - a crise está na moda e como sou optimista acho que vale a pena opinar. Não percebo nada do assunto, por isso não me levem a sério.

Esperem conteudos exclusivamente em português. No meu dia a dia farto-me de produzir conteudos na lingua inglesa. Sou da opinião de que todas as pessoas deveriam estar habituadas a lidar com inglês e este blogue é a minha contradição pessoal.

Abraços,
Tiago Franco