23.4.06

Movimentos Perpétuos

Está a decorrer desde 21 de Maio até 1 de Abril o festival de cinema independente de Lisboa (INDIE Lisboa 2006). Ontem fui ver Movimentos Perpétuos, um file de Edgar Pêra que consiste num cine-tributo a Carlos Paredes. A decorrer no âmbito deste festival.

A película tem a marca inconfundível do seu realizador, sendo filmada num estilo a que o Edgar Pêra já me habituou. Com uma fotografia excelente, que foca principalmente a personalidade do grande músico. Descreve as suas inspirações e levou-me a navegar entre Porto, Coimbra e Lisboa para que pudesse captar a fonte de onde bebeu Carlos Paredes. A banda sonora é obviamente do espólio de Paredes e os 70 minutos do filme passaram a correr. Um filme imperdível, principalmente para os amantes da música deste autor.
Contudo assisti ao génio Carlos a abafar completamente o génio Edgar. A música é tão bela que por vezes esqueci-me de que estava a ver um filme. Por mais que mantivesse os olhos abertos na direção do ecrã, estava cego. Completamente embriagado pela beleza da música que me foi apresentada. Paredes era um génio que morreu sem deixar legado.

Abraços,
Gama Franco

Sem comentários: