29.4.06

Metro do Porto (post polémico)

Aviso desde já que este tema pode ferir a susceptibilidade das pessoas mais sensíveis.

Eu já desconfiava, e afinal não era o único. A verdadeira revelação vem no quinto episódio do Horror iNominável . Parece que no Porto existe um eléctrico e o metro, o verdadeiro, ainda está para vir.

Abraços,
Gama Franco

25.4.06

Uma piada para Geeks

Esta piada vem com os cumprimentos do meu amigo Luis Pedro.

PS: só para Geeks

Abraços,
Gama Franco

23.4.06

Movimentos Perpétuos

Está a decorrer desde 21 de Maio até 1 de Abril o festival de cinema independente de Lisboa (INDIE Lisboa 2006). Ontem fui ver Movimentos Perpétuos, um file de Edgar Pêra que consiste num cine-tributo a Carlos Paredes. A decorrer no âmbito deste festival.

A película tem a marca inconfundível do seu realizador, sendo filmada num estilo a que o Edgar Pêra já me habituou. Com uma fotografia excelente, que foca principalmente a personalidade do grande músico. Descreve as suas inspirações e levou-me a navegar entre Porto, Coimbra e Lisboa para que pudesse captar a fonte de onde bebeu Carlos Paredes. A banda sonora é obviamente do espólio de Paredes e os 70 minutos do filme passaram a correr. Um filme imperdível, principalmente para os amantes da música deste autor.
Contudo assisti ao génio Carlos a abafar completamente o génio Edgar. A música é tão bela que por vezes esqueci-me de que estava a ver um filme. Por mais que mantivesse os olhos abertos na direção do ecrã, estava cego. Completamente embriagado pela beleza da música que me foi apresentada. Paredes era um génio que morreu sem deixar legado.

Abraços,
Gama Franco

22.4.06

Tsunami de 'Geeks'

Este é de todos o 'sketch' mais ofensivo dos Gato Fedorento.
Gostava eu de saber onde é que eles foram buscar todo aquele palavreado técnico. Há lá coisas que não ouvia desde os primeiros anos de faculdade.

Abraços,
Gama Franco

20.4.06

Lisbon is My Town

O João Jorge, um amigo desde as primeiras bebedeiras de faculdade, decidiu abrir um blogue. Dada a sua perspicácia em teorizar sobre as coisas do quotidiano, e não apenas por fazer parte de um grupo restrito de amigos, convido-vos a seguir atentamente o Lisbon is My Town.

PS: pode-lhe dar para falar de cinema, mas acho que é melhor a escolher vinhos.

Abraços,
Gama Franco

Programas desportivos

Odeio programas televisivos sobre desporto. Odeio-os por várias razões.

Em primeiro lugar porque falam maioritariamente de futebol. E muitas vezes levam-nos mesmo a fazer querer que este é o único desporto que existe, pois passam-se semanas sem que veja uma única noticia sobre outra actividade desportiva.

Em segundo lugar porque geralmente são programas sobre homens... ...para homens – repare-se no ‘h’ minúsculo. Há lá coisa mais deprimente. Onde é que estão os esplêndidos programas sobre ginástica artística, onde as russas (altas e esbeltas) ganham as medalhas todas depois de dar uns pulos valentes num trampolim ou num cavalo de madeira? Ou a luta na lama! Parece que já estou a imaginar a secção de desporto num qualquer jornal em horário nobre a mostrar umas valentes matulonas às ‘turras’ num pocilgo.

Finalmente, acho que também os odeio por causa dos comentadores desportivos. Aposto que o meu cão tem melhor capacidade de argumentação que muitos desses broncos, apesar de não perceber nada de futebol (acho eu). Alguns desses comentadores são dirigentes do poder local, o que não abona muito a favor da classe política (apesar de ser uma excelente via para a promoção pessoal).

Mas para que não se pense que isto é um autentico ‘marranso’ fundamentalista, vou dar a mão à palmatória. Há um programa (do qual já vi dizer muito mal) que às vezes merece uma meia hora de atenção. Que me leva ao fanático delírio e que me tira do sério. Que vibro, quando vejo que uma equipa com um nome engraçado vai à frente do campeonato. Trata-se da Liga dos Últimos. Um programa onde é focado, por exemplo, um lindo campo de futebol que serve também para pasto das vacas fora do horário de jogo ou de treino. Um programa onde existe um derby vivido ao rubro, quando as duas equipas locais disputam o último lugar da tabela no campeonato das distritais. Um programa que fala sobre a carreira de jogadores excelentes como o Morcão, o Chocolate e o Fintas. Mais um daqueles programas interessantes, que não se percebe por que razão não passam na RTP-1. Por exemplo, em vez de concursos estúpidos que já provaram ser uma nódoa nas audiências e um exercício de tolerância ao tédio.
Esta liga dá “às vezes” na RTP-N, infelizmente só para quem tem ‘cabo’.

Abraços,
Gama Franco

16.4.06

Estava a estranhar...

Estava a estranhar. Há mais de um mês que não ouvia esta em lado nenhum, mas na quinta-feira passada meti o contador a zeros.

Depois de apanhar o 47 com destino ao Campo-grande, estava um senhor de idade sentado num daqueles bancos encarnados e dizia para outro: "...e eu tenho setenta anos. No tempo da outra senhora isto não era nada assim.".

Ao que parece cheguei tarde, não consegui perceber do que estavam a falar. Mas a frase, a genuína, ouvi-a eu mais uma vez.

...pode ser que na próxima semana o veja na avenida da Liberdade a gritar "O povo unido jamais será vencido".

Abraços,
Gama Franco

Greve nos museus de Portugal.

Ao que parece os museus estiveram fechados Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa.

Ao que parece os 'senhores' que trabalham nos museus fizeram greve porque querem passar os feriados com a família.

Ao que parece fizeram greve, apesar de o governo pagar estes dias a 200%.

Ao que parece este ano não vai haver prendinhas no sapatinho. O Pai Natal vai passar a consoada com a esposa e os filhos.

Abraços,
Gama Franco

Cara lavada.

Andei à procura de um novo template para o blog, mas não encontrei nada de jeito.
Azar! Menos trabalho tenho.

13.4.06

Mais por onde pecar.

O papa identificou um novo pecado, desta vez temos três em um. Parece que ver televisão, ler jornais ou navegar na internet em excesso pode enviar os fiéis para o purgatório. Tudo porque com estes hábitos o tempo dedicado à fé é diminuto.

Isto levanta (no mínimo) duas questões:

1 - De onde é que se fez a dedução deste novo pecado? Da bíblia? Nunca li o livro sagrado mas, mesmo que fale em Jornais, de certeza que não fala em Televisão ou Internet... a menos que esteja para sair um novo 'Best Seller'.

2 - Estou convicto de que, se as pessoas dedicarem menos tempo aos Jornais, à TV e à Internet não é a fé que aumenta mas sim a taxa de natalidade.

Espero que com este comentário não me venha fechar o blogue.

Abraços,
Gama Franco

5.4.06

+ Linux 2006

No seguimento do meu post anterior sobre a conferência Linux 2006, os slides das apresentações estão disponíveis aqui.

Gostava de referir particularmente os slides da apresentação das 9:40, “Evolução do software livre em Portugal - o que esperar do futuro?”. Os dados que lá estão são interessantes e merecem alguma reflexão.

Em primeiro lugar, e como seria de esperar, o mercado dos servidores tem aumentado. No entanto, o aumento da aquisição de servidores Windows tem sido (de longe) superior ao de Linux.

Em segundo lugar, 40% dos organismo públicos já implementaram Linux (o que não implica que o tenham feito com sucesso).

No que toca a empresas, a experiência resume-se a 20% do tecido empresarial Português.

Dêem uma vista de olhos e façam a vossa interpretação dos resultados.

Abraços,
  Gama Franco